terça-feira, 11 de junho de 2013

11- Cerâmica e Pintura


  • Período arcaico: Figuras negras pintadas sob um fundo claro;
  • Período clássico: Figuras claras sob um fndo negro;
  • Relatos de cenas míticas, representação de reis\ atletas\ cenas do quotidiano

A pintura mural desapareceu quase toda, e por isso é utilizada a cerâmica como meio de entendimento da plástica da cultura grega.

Características gerais:
  • Grande qualidade técnica (pelos tipos de pastas, cozeduras e engobos usados);
  • Simplicidade;
  • Elegância e funcionalidade;
  • Aliavam a forma à função e satisfaziam as necessidades práticas para que foram criados.
  • Tem por base concepções estéticas e estrturais baseadas na geometria.

Utilidades da cerâmica:
  • Serviços domésticos;
  • Usos artesanais e comerciais;
  • Apoio a cerimónias religiosas;
  • Apoio a rituais fúnebres.
A evolução da plástica da cerâmica :´
Ao longo da evolução da cerâmica na Grécia, os utensílios vão-se modificando pelas características noemadamente : o tamanho e a porpoção entre as diferentes partes do vaso - o pé ou base; o corpo ou bojo , colarinho ou gargalo, boca ou abertura, asas ou alças.

1- Estilo geométrico
  • Entre os século IX e VIII a.C ;
  • Tradição dos vasos creto-micénicos;
  • Distinguem-se pela opção escrita à roda do corpo dos vasos, em bandas ou frisos paralelos ou sobrepostos, cobrindo-os quase até à abertura;
  • Ornamentação a partir de motivos geométricos simples - ponto, linha e círculo;
  • Combinações e variações criativas (meandros, gregas, triângulos, losângos ...);
  • Preto sob a cor natural dos vasos;~
  • ~Estrutura geométrico-matemática, que estava tambem patente na Natureza e no pensamento dos filósofos gregos;
  • No século VIII introduzem-se figuras sob meras silhuetas muito esquematizadas e estilizadas sem promenores secundários;
  • Õs elementos decorativos eram seres humanos em cenas descritivas \ narrativas;
  • Batalhas, cerimónias religiosas ou fúnebres (prophesis);~´~
  • Personagens (consoante a cena narrada) : guerreiros \ soldados e carpinteiras;
  • O tamanho foi aumentando com a evolução, chegando algumas peças (as mais famosas) a ter 1,5m de altura (características de regiões junto ao Pireu).~

2- Estilo Arcaico

  • Entre o século VIII e o século V a.C;
  • divide-se entre fase orientalizante e fase arcaica recente;
A fase orientalizante:
  • Pendor figurativo que reflete as influências decorativas orientais;
  • Os temas eram as realidades sociais e naturais vividas pelos Gregos (narração), sobretudo com a grande presença da mitologia (feitos, batalhas e quotidiano dos deuses);
  • A figuração transmite-se pela inclusão de animais míticos ou lendários e figuras híbridas (grifos, esfinges e gógonas);
  • Inspiração vegetal e naturalista (comolótus e palmetas);
  • A Expressão é dada pela preferencia a figuras de grande tamanho, tratadas ainda em silhueta, incluíndo a técnica da incisão (pequenos traços a braco \ vermelho que compunham promenores anatómicos \ de vestuário;
fase arcaica recente:
  • Finais do século VII até 480 a.C (Guerra de Salamina);
  • Técnica das figuras pintadas a negro sob um fundo vermelho;
  • Ãs figuras eram representadas de rosto em perfil, tronco para a frente, ancas a três quartose pernas de perfil;
  • Desenho bidimensional;
  • Figuras com mais naturalidade e expressividade;~
  • A noção do espaço e proporcionada;
  • Deixa de se representar apenas cenas da vida social\ mitológica e passa-se também a representar cenas da vida familiar e quotidiana;

O estilo clássico :

Entre 480 - 323 a.C (período do apogeu);
  • Implantação das figuras vermelhas sob fundos negros, promenores em preto;
  • Maior rigor anatómico (devido aos cânones);
  • Introdução da tridimensionalidade e noção de prespectiva;
  • Noção de volume;
  • Cenários naturais \ arquitetónicos;
  • Liberdade criativa do artesão;
Artesãos : Clítias, Apolodoro, Eufrónio.

Obras: Ânfora do pintor de Pan .




Sem comentários:

Enviar um comentário