quinta-feira, 13 de junho de 2013

34 - Artes Visuais - Paleocristã, Bizantina e Românica - características

A Arte Paleocristã
Dá-se o nome de Arte Paleocristã às expressões artísticas dos primeiros cristãos.
As primeiras obras de arte cristã datam de finais do século II e são pinturas em catacumbas.
Características:
1-      Desaparecem as paisagens e as figuras;
2-      Perde-se o sentido de volume;
3-      As formas são reduzidas a superfícies planas;
4-      A escultura é abolida (praticamente);
5-      A basílica substitui o templo clássico pagão.

As basílicas eram locais de culto romano, que passam então a ser igrejas.

1-      Escultura:

Em de cadência, com excepção dos períodos de Constantino e Teodósio. Preferência ao Relevo, trabalhado nos sarcófagos de pedra, nos capiteis das colunas interiores das igrejas e em placas de metal e dípticos de marfim que decoravam os altares.

Características:
·         Regressão Técnica e uma nova expressão formal – as figuras humanas pouco trabalhadas em relevo e encontram-se definidas pelo contorno. Este é o mais gravado do que modelado. Representadas de frente, com menor organicidade e desarticulação anatómica, ex: cabeça e olhos grandes.
·         Composições muito simples e geométricas. As figuras são colocadas em simetria e alinhadas. Os cenários são abstractos os mal definidas.
·         Isocefalia: colocação das cabeças à mesma altura;
·         Temas: predominância dos temas religiosos, narrativos e simbólicos. Começam a definir-se tipologias individuais ex. Cristo que, por influência da arte Bizantina começa a ser representado por um adulto com barba e cabelo comprido, em oposição às primeiras representações imberbes.

2-      Arquitectura

·         Tipos de plantas: cruz latina; cruz grega; planta circular.
·         Tipos de edifícios: igrejas; basílicas; mausoléu (túmulo no edifício); baptistério (local de baptismo).
Planta de uma Igreja em Cruz Latina
A-     Deambulatório
B-     Transepto
C-     Acídulo
D-     Cruzeiro
E-      Nave central
F-      Nave lateral
G-     Entrada
H-     Torre sineira
I-        Abside ou cabeceira

3-      Pintura
Temas dominantes: 
·         Paisagens do paraíso prometido;
·         Cenas bíblicas;
·         Figura do Bom Pastor;
·         Ainda não há a predominância da imagem de Cristo nem de sofrimento.
Representação de Cristo
·         Na pintura Paleocristã – Cristo o Bom pastor;
·         Na Bizantina – Cristo Pantocrator : figura adulta, cabeça aureolada, mão direita em posição de bênção, mão esquerda com globo terrestre ou livros.

Para além dos frescos existiam ainda: pinturas nos livros (códices), no mosaico (tradição helenística e romana) que começa a substituir os frescos no século V pela maior durabilidade e efeito brilhante e colorido.

Cultura Bizantina (Bizâncio, Ravena e Veneza)

1-      A Arquitectura
·         Arco, abóbada e cúpula: influência do Irão, Síria e Caldeia;
·         Plano centrado, de forma quadrada ou cruz grega, cúpula central e absides laterais – influência Arménia;
·         Oriente – o monumento mais famoso é o de Santo Sofia;
·         Ocidente – o monumento mais famoso é o da Igreja de S. Vital de Ravena;
·         Mausoléu de gala Placidia, irmã do imperador Honório e filhos de Teodósio – planta cruciforme;
·         Veneza – cruz grega, com 5 cúpulas
O Românico
O Românico é o 1º estilo artístico internacional da Cristandade Ocidental. È um estilo original com diversas escolas regionais. Inclui elementos romanos, germânicos, bizantinos e arménios. O tempo deste estilo, é o tempo de grandes perseguições e das cruzadas, da reorganização dos bispos e da expansão das grandes ordens monacais no Ocidente.

O Pórtico
A-    Tímpano
B-     Arquivoltas
C-     Colunas adoçadas
D-     Lintel
E-      Mainel

1-      Arquitectura
·         Associado à construção de castelos, muralhas, sés, abadias, mosteiros, conventos (…);
·         O Românico mais rico era o de França e Espanha;
·         As aberturas de entrada à luz eram estreitas e não permitiam a entrada de luz, o que tornava favorável a meditação;
·         Os edifícios eram geralmente pesados;
·         A decoração era geralmente de baixo-relevo, principalmente nos capitéis dos tímpanos;
·         Por vezes pode-se  encontrar imagens fantasmagóricas (de grifos, dragões, hidras, árpias etc.) de temas mitológicos e bíblicos.

2-      O relevo

O tímpano, é no Românico, o elemento mais ricamente decorado, com fins religiosos, estéticos e pedagógicos (Evangelho de Pedra). Geralmente conte uma figura de Cristo entronizado, ocupando o centro e envolto numa mandorla. As outras personagens eram dispostas de forma adequada ao espaço disponível e de acordo com a sua importância e ordenadas e sobrepostas a partir do lintel.

3-      Escultura de Vulto

·         Policromadas de pedra ou madeira (vermelho, azul ou dourado são as predominantes);
·         Imagens simples, geométricas, com posições rígidas, representadas segundo a lei da frontalidade, com uma verticalidade absoluta, com pouca expressividade e rigor anatómico.
·         O movimento é sugerido pelas pregas das roupas.

4-      Análise do Relevo
·         Os ecomendadores  – o patrono da igreja, a igreja em si mesma;
·         Os executantes – artistas itinerantes, especializados em partes do corpo;
·         As temáticas – religiosas;
·         Os locais os suportes mais frequentes – igrejas, paredes;
·         A linguagem técnico – formal: estilização e esquematização geométrica, posições desarticuladas, cores aplicadas a cheio;
·         Os esquemas compositivos – geométricos complexos e desordenados, repetição de algumas figuras e modelos, cenas contadas em bandas ou faixas, ordenadas da esquerda para a direita e de cima para baixo;
·         A expressividade – pouca, devido à falta de rigor anatómico.




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