A Arte Paleocristã
Dá-se o nome de Arte Paleocristã às expressões artísticas dos primeiros cristãos.
As primeiras obras de arte cristã datam de finais do século II e são pinturas em catacumbas.
Características:
1- Desaparecem as paisagens e as figuras;
2- Perde-se o sentido de volume;
3- As formas são reduzidas a superfícies planas;
4- A escultura é abolida (praticamente);
5- A basílica substitui o templo clássico pagão.
As basílicas eram locais de culto romano, que passam então a ser igrejas.
1- Escultura:
Em de cadência, com excepção dos períodos de Constantino e Teodósio. Preferência ao Relevo, trabalhado nos sarcófagos de pedra, nos capiteis das colunas interiores das igrejas e em placas de metal e dípticos de marfim que decoravam os altares.
Características:
· Regressão Técnica e uma nova expressão formal – as figuras humanas pouco trabalhadas em relevo e encontram-se definidas pelo contorno. Este é o mais gravado do que modelado. Representadas de frente, com menor organicidade e desarticulação anatómica, ex: cabeça e olhos grandes.
· Composições muito simples e geométricas. As figuras são colocadas em simetria e alinhadas. Os cenários são abstractos os mal definidas.
· Isocefalia: colocação das cabeças à mesma altura;
· Temas: predominância dos temas religiosos, narrativos e simbólicos. Começam a definir-se tipologias individuais ex. Cristo que, por influência da arte Bizantina começa a ser representado por um adulto com barba e cabelo comprido, em oposição às primeiras representações imberbes.
2- Arquitectura
· Tipos de plantas: cruz latina; cruz grega; planta circular.
· Tipos de edifícios: igrejas; basílicas; mausoléu (túmulo no edifício); baptistério (local de baptismo).
Planta de uma Igreja em Cruz Latina
A- Deambulatório
B- Transepto
C- Acídulo
D- Cruzeiro
E- Nave central
F- Nave lateral
G- Entrada
H- Torre sineira
I- Abside ou cabeceira
3- Pintura
Temas dominantes:
· Paisagens do paraíso prometido;
· Cenas bíblicas;
· Figura do Bom Pastor;
· Ainda não há a predominância da imagem de Cristo nem de sofrimento.
Representação de Cristo
· Na pintura Paleocristã – Cristo o Bom pastor;
· Na Bizantina – Cristo Pantocrator : figura adulta, cabeça aureolada, mão direita em posição de bênção, mão esquerda com globo terrestre ou livros.
Para além dos frescos existiam ainda: pinturas nos livros (códices), no mosaico (tradição helenística e romana) que começa a substituir os frescos no século V pela maior durabilidade e efeito brilhante e colorido.
Cultura Bizantina (Bizâncio, Ravena e Veneza)
1- A Arquitectura
· Arco, abóbada e cúpula: influência do Irão, Síria e Caldeia;
· Plano centrado, de forma quadrada ou cruz grega, cúpula central e absides laterais – influência Arménia;
· Oriente – o monumento mais famoso é o de Santo Sofia;
· Ocidente – o monumento mais famoso é o da Igreja de S. Vital de Ravena;
· Mausoléu de gala Placidia, irmã do imperador Honório e filhos de Teodósio – planta cruciforme;
· Veneza – cruz grega, com 5 cúpulas
O Românico
O Românico é o 1º estilo artístico internacional da Cristandade Ocidental. È um estilo original com diversas escolas regionais. Inclui elementos romanos, germânicos, bizantinos e arménios. O tempo deste estilo, é o tempo de grandes perseguições e das cruzadas, da reorganização dos bispos e da expansão das grandes ordens monacais no Ocidente.
O Pórtico
A- Tímpano
B- Arquivoltas
C- Colunas adoçadas
D- Lintel
E- Mainel
1- Arquitectura
· Associado à construção de castelos, muralhas, sés, abadias, mosteiros, conventos (…);
· O Românico mais rico era o de França e Espanha;
· As aberturas de entrada à luz eram estreitas e não permitiam a entrada de luz, o que tornava favorável a meditação;
· Os edifícios eram geralmente pesados;
· A decoração era geralmente de baixo-relevo, principalmente nos capitéis dos tímpanos;
· Por vezes pode-se encontrar imagens fantasmagóricas (de grifos, dragões, hidras, árpias etc.) de temas mitológicos e bíblicos.
2- O relevo
O tímpano, é no Românico, o elemento mais ricamente decorado, com fins religiosos, estéticos e pedagógicos (Evangelho de Pedra). Geralmente conte uma figura de Cristo entronizado, ocupando o centro e envolto numa mandorla. As outras personagens eram dispostas de forma adequada ao espaço disponível e de acordo com a sua importância e ordenadas e sobrepostas a partir do lintel.
3- Escultura de Vulto
· Policromadas de pedra ou madeira (vermelho, azul ou dourado são as predominantes);
· Imagens simples, geométricas, com posições rígidas, representadas segundo a lei da frontalidade, com uma verticalidade absoluta, com pouca expressividade e rigor anatómico.
· O movimento é sugerido pelas pregas das roupas.
4- Análise do Relevo
· Os ecomendadores – o patrono da igreja, a igreja em si mesma;
· Os executantes – artistas itinerantes, especializados em partes do corpo;
· As temáticas – religiosas;
· Os locais os suportes mais frequentes – igrejas, paredes;
· A linguagem técnico – formal: estilização e esquematização geométrica, posições desarticuladas, cores aplicadas a cheio;
· Os esquemas compositivos – geométricos complexos e desordenados, repetição de algumas figuras e modelos, cenas contadas em bandas ou faixas, ordenadas da esquerda para a direita e de cima para baixo;
· A expressividade – pouca, devido à falta de rigor anatómico.
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