segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Cultura da Ágora - tempo e espaço


1- Onde e Quando?

O século V a.C marca a presença da democracia de Péricles em Atenas, qe representa o culminar de um periodo artístico e cultural importante da Grécia, ou Hélade - A Primeira civilização da Antiguidade Clássica de que somos herdeiros.

Após as guerras Persas, Atenas vive um período caracterizado pela felicidade, paz, liberdade e óssio , que contribuiu para que houvesse um amplo florescimento que fez com que Atenas se tornasse a ''Escola da Grécia''. Dos homens dotados que interviram no florescimento e educação desta cidade, sobressai-se Péricles, o qual ocupou o papel de Homem de Estado durante mais de 20 anos, e foi também este que permitiu que se inicia-se a Idade de Ouro, pois segundo Péricles, todos os cidadãos tinham acesso ao esplendor de Atenas.

Este período foi caracterizado pelos seguintes factores:

  • Situação económica e social confortável : com um grande número de cidadãos, metecos e colonos e devido ao facto de os solos serem pobres, montanhosos e inférteis, realizavam trocas comerciais com a Magna Grécia, Grécia Insular, Crimeira e com outras terras do Mar Negro, onde exportavam mel, azeite, mármore, cerâmica e importavam carne, madeira, trigo e metal.

  • Situação política estável : sobressaem-se nomes como Solon que defendia que os cargos deveriam ser divididos por todas as classes sociais, Psístrato e Clístenes.
A religião estava a cargo do Estado e, em celebração da mesma, realizava-se por vezes o Olímpico (mais de 60 festas religiosas \ culturais por ano) - os atenienses saiam à rua para demonstrar os seus valores e a sua grandeza ao mundo.

A Cultura e a arte foram também priviligiadas por um árduo trabalho de reconstrução, construção e restauro (pontes, templos, pórticos...).

______________

Mas esta properidade foi éfémera, devido às criticas a Péricles e ao seu regime. A ambição de Esparta e da sua Liga de Peloponeso fez com que houvesse a Guerra de Peloponeso. Esparta ocupou uma poisção de hegemonia e impingiu a Oligarquia a Atenas e outras cidades. A ruina, a peste e outras desgraças tomam conta do território e funda-se um tempo de dúvidas, incertezas e convulsões. Em 338 a.C Filipe II da Macedónia conquista Atenas e após isso é comquistada pelos Romanos.





Sem comentários:

Enviar um comentário