Pensamento grego : resultado de um longo processo de racionalização e humanização de conceitos religiosos implícitos e nos mitos.
Surgiram nesta época (devido ao bem-estar e ao óssio) alguns pensadores que procuravam explicações coerentes e racionais para a origem do mundo material , do Homem e do Cosmos e da relação do Homem com este e com a Natureza.
Esta procura pela origem das coisas fez com vários sabios criassem áreas do saber como Cosmologia e também a Filosofia (numa perspectiva cosmológica ou física).
Através do pensamento lógico e racional centrado no homem surgiram algumas interrogações e para a resposta a essas interrogações nasceram os sofistas que defendiam que o conhecimento e a verdade são subjectivos e que o homem deveria preocupar-se em argumentar, pressuadir e disctir, em vez de procurar a verdade.
Em oposição aos sofistas aparece Sócrates que defende que o Homem deve sim preocupar-se com a procura da verdade ,
Outrs filósofos importantes foram : Platão e Aristóteles , que colocando a razão como supremo bem do Homem , valorizaram-no como ser racional e humanista , que todavia convive com um pensamento mítico. O pensamento filosófico reflectiu-se na política, na arte, educação dos jovens e na religião.
Curiosidade: ''O filósofo Platão (...) chamava-se, na realidade, Aristocles (...). Acontece porém, que Platão (...)foi duas vezes campeão olímpico de luta, sem ter adversário á altura.'' cit. de : A Hitória pelo buraco da fechadura, José Jorge Letria.
Nota\ Dica : Olhar para a página 30 do manual (1ª parte) do décimo ano, figura dos três filósofos.
Sócrates (para identificar, dicas de lembrança) :
Cara de mau, barbas em forma de onda, bochechudo.
Platão
Cara triste, barba grande, cara quadrada.
Aristóteles
Carac redondinha, carequinha, com sorrisinho maroto.
Última dica : olhar a página 31 e saber identificar os locais de Atenas.
Sem comentários:
Enviar um comentário