quarta-feira, 12 de junho de 2013

28 - Escultura Romana

No Geral , as suas características foram:

  • Realistas;
  • Centralizadas na personalidade do indivíduo;
  • raizes estéticas etruscas e da arte grega do Helenísmo;
  • Teve sobretudo três tipologias: o retrato, a estatuária (estátua ou estátua equestre) e o Relevo (que podia ser baixo, médio ou alta, iniciando-se também o esbatimento).

O retrato:

  • Normalmente em formato de busto;
  • Combinou a tradição etrusco-helenística com o sentimento prático e realista dos romanos, reproduzia exactamente o modelo;
  • Chegou mesmo a representar as suas caracetristícas psicológicas, emocionais e os seus defeitos - pela expressão dos olhos, lábios e sobrancelhas;
  • No apogeu de Roma os materiais mais utilizados eram o mármore ou o bronze;
  • Era publicitado e honorificado a imagem de oficiais e do imperador, em moedas e em vários retratos;
  • A partir da época dos Flávios acentua-se o carácter fotográfico (tornam-se mais realitas);
  • Na decadência do império houve uma grande influencia do oriente que se reflectiu no frontalismo e hierarquismo das obras.

As estátuas e estástuas equestres:

  •  Tinham fins essencialmente públicos e eram dedicadas a chefes políticos;
  • Tinham intenções documentais, celebradoras e comemorativas, tão ao gosto romano;
  • Tinham uma vigorosa estrutura plástica e majestade da imagem imperial;
  • O amis importante era o retrato propriamente dito.
O Relevo :

  • Era sobordinado à arquitectura;
  • Fins ornamentais, decorativos, narrativos e históricos;
  • Ocupavam estelas funerárias, colunas, arcos do triunfo, frisos (...);
  • Exploro a profundidade com a gradação de planos - o relevo era alto, médio ou baixo, chegando até mesmo ao esmagamento;
  • Estava presente a prespectiva ;
  • Era também utilizado o escorso sobretudo em cenas militares, onde os relevos chegam a ser caóticos pela multiplicidade de figuras;
  • Encontram-se por vezes elementos gregos (meandros e bucrânios) em folhas de acânto ;
  • Gosto pela idealização e perfeição;
  • Sentido descritivo e a preocupação da individualização das personagens;
  • A decoração dos sarcófagos foi bastante importante , inicialmente só com um medalhão do defunto e depois, com passagens da história da sua vida.

Obras :
retrato:
de Péricles;
de Caracala;
de Brutus Capitolino;
de Cipião, o Africano;
de Caio Maia;
de Júlio César;
de Vespasiano;
de Constantino.

Estatuária:

Estátua:
do patríio Barberini;
imperador Claudio;
Augusto de prima Porta;
Imperador Trajano;
Marco Aurélio.

Relevo :
Ara Pacis;
Ara Paci Augustae;
Arco de Tito.






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