segunda-feira, 17 de junho de 2013

50 - Barroco : O Caso Francês

O Caso Francês
As concepções renascentistas permaneceram em França até tarde, devido à acção das academias, que tinham uma grande resistência ao Barroco.
Quando este estilo de instalou foi fundamentalmente através da gramática decorativa, pois as estruturas arquitectónicas mantiveram-se sobretudo clássicas. A França preferiu as linhas estruturias decorativas renascentistas, com uma arquitectura elegante, de linhas rectas e racionais. Do barroco italiano aproveitaram a organização urbanística, sobretudo em Versalhes. Embora dentro do espírito barroco, Versalhes é sobretudo um baluarte do classicismo pela bela fachada rectílinea , onde sobressai a horizontalidade, simetria, balaustrada que esconde o telhado. No interior, as salas rectangulares, a galeria de espelhos, as escadarias, os vestíbulos... tudo decorado com mármore, bronze, pinturas , faixas emolduradas, tudo com muito aparato e luxo.
Os jardins , com canteiros caprichosamento desenhados, um canal, espelhos de água, terreiros e pavilhões caracterizam o barroco francês.
O principal responsável pelos jardins de Versalhes foi Louis Le Vau.

Na escultura francesa revela uma forte influência do Renascimento rejeitando o Barroco, com excepção da influência de Bernini. O único pintor ‘’Berniniano’’ foi Pierre Puget . François Girardon foi o principal escultor de Versalhes com um estilo mais leve e clássico.
A Pintura francesa nunca foi também verdadeiramente barroca , revelando tendências clássicas no tratamento formal da composição, das figuras e da cor. Mitologia, religião, retrato e paisagem.

Georges La tour foi o mais ‘’caravaggista’’ na forma tenebrista como jogou com as cores e a luz e a sombra, poucas personagens, que são iluminadas localmente por um foco inetrior, deixando os restantes elementos, numa escuridão imensa.
Nicolas Poussin, Claude Lorrain.
OBRAS DO BARROCO FRANCÊS :
1.       Igrea de Val de Grâce, François Mansart;
2.       Palácio de Versalhes;
3.       Milo de Crotona, Pierre Puget;
4.       Rapto de Proserpina, Girardon;
5.       Túmulo do Cardeal Richelieu, Girardon;
6.       O Triunfo de David, Poussin;
7.       A Madalena arrependida, La Tour;
8.       Descida da Cruz, Tournier;
9.       O Recém Nascido , La Tour.

Sem comentários:

Enviar um comentário