1- Arquitetura
è Foi a principal realização na arte Gótica
è O edifício mais importante foi a catedral de urbana mas também, novos tipos de castelo e os palácios urbanos municipais ou privados.
Conta com inovações técnicas tais como:
è Arco ogival ou quebrado
è Novos tipos de contraforte: arcobotante e botaréu;
è Pilares de sustentação
Tal como nas igrejas românicas, as catedrais góticas são quase todas de planta basilical em cruz latina, as cabeceiras viradas a Este e o corpo principal dividido em naves.
Alterações:
è O trasepto torna-se tão longo como o corpo principal;
è A abside ocupa 1\3 de toda a área;
è Os pilares são em maior número;
è As paredes laterais perdem a galeria e ficam com 3 níveis de abertura: acadas, trifório e janelas clerestóricas;
è As janelas são mais alongadas, ocupam quase toda a largura da parede;
è Rosáceas permitiram uma maior iluminação;
è Entradas monumentais: o portal passa a ser o triplo da fachada Este;
è As torres sineiras passam a terminar em telhados cónicos;
è Fechas rendilhadas, pináculos e agulhas acentam a verticalidade;
è A decoração exterior é em estátuas e relevo , pintados em todos os lugares disponíveis;
è Particularidades do Gótico são: a Alemanha, Itália, Espanha e França.
2- Escultura do Gótico
As primeiras figuras têm uma forma alargada pela sua função de estátua e coluna , características são:
è A rigidez da posição;
è Cabeças representam 1\6 da altura total;
è Feições bem descritas, individualizadas quase retratos;
è Braços alongados ao longo do corpo;
è Pés apoiados em mísulas;
è Posição em S que sugere movimento.
Tipologias
A escultura é feita em oficinas e colocada depois em locais reservados .
è Nas fachada e portais: Cristo em Majestade, Juízo Final, Vida da Virgem e Nascimento de Cristo;
è Episódios da vida de santos;
è No interior: decoração mais discreta nos capitéis e fecho das ogivas;
è Escultura de vulto : imagens de decoração (pietá, santos e crucifixos);
è Escultura tumular: inicialmente não tinha pormenores físicos do morto pois procurava evocar-se o defunto através de brancos, inscrições epigráficas e símbolos;
è Em meados do séc. XII o morto começa a ser representado e apartir de meados do séc. seguinte há uma preocupação em que este pareça real;
Evolução
è Séc. XIII – idealismo , simplicidade das roupas, dignidade das atitudes e expressões;
è Finais do séc. XIV, século XV – realismo, Cristo e Santos à imagem do homem comum;
è Individualização de alguns escultores;
è Finais do séc. XIII – naturalismo roupas mais elaboradas e com mais detalhes.
Características do Gótico Português:
è As dimensões modestas;
è Estruturas Simples;
è Janelas em número pequeno;
è Decoração pouco exuberante;
è Contrafortes como suporte mais comum (como in dicado anteriormente, os mais utilizados eram os botaréus e arcobotantes);
è As coberturas são em madeira;
è As paredes são geralmente grossas;
è Adquire a maior expressão na arquitectura;
è Mantém a planta basílical em cruz latina;
è O trasepto torna-se mais saliente e há a divisão do corpo principal em 3 naves, as coberturas feitas com abóbadas ogivais;
è Austuridade na decoração esculpida.
Exemplo são : Igreja de Santa Clara da Vila do Conde, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos, Claustro da Sé do Porto, Catedral de Viseu (…)
Contexto Histórico do Gótico em Portugal
Os cistercienses transportam o gótico por toda a Europa fazendo o mesmo no nosso país, onde chega a coexistir com o Românico: Enquanto que a Espanha são construidas grandes catedrais, em Portugal a arquitectura românica prolonga-se por todo o século XIII.
No nosso território o novo estilo é aflorado com um atraso em relação ao resto da Europa e com particularidades nacionais. Assim, enquanto que a arte das catedrais alcança o céu além fronteiras, aqui a arte gótica é a arte dos mosteiros.
3- A pintura gótica
É o resultado da fusão de diversas tendências, tradições estéticas, cultura e políticas de cada país ou região. A evolução fazse em 2 sentidos:
1- Itália – maior realismo;
2- Países Baixos (Florença) – maior naturalismo.
Tipologias :
1- Vitral
è Substitui a pintura natural executada a fresco;
è Atinge o seu apogeu entre 1200 e 1260;
è Tem um papel fundamental na configuração do espaço interior das catedrais, criando um ambiente propício à elevação espiritual;
è A temática é sobretudo religiosa e profana;
è As cores mais utilizadas são o verde, o vermelho, o azul, o amarelo, ouro e branco(cores vivas e brilhantes);
è Formas – as figuras são contornadas pelo filete escuro do chumbo que une os pequeno vidros;
è Os centros de maior difusão são a Itália , França e Inglaterra.
2- Iluminura
Arte móvel ligada à ilustração e decoração dos livros (principalmente sagrados).
è No século XIII há a influência da arte bizantina , colorida e brilhante;
è A temática é religiosa e profana;
è O que representa melhor a vida quotidiana é o livro do Duque de Berry;
è Quantoà representação : aproxima-se do realismo, as figuras são representadas de frente, há serenidade, o volume é conseguido por uma dupla linha de contorno, uma mais clara que a outra;
è A Composição não mostra a preocupação da representação do espaço . O fundo é cheio de figuras humanas e animais :
è As cores são fortes e ricas, abandonando-se os azuis profundos. Por vezes usa-se o ouro (que se aproxima com a arte bizantina);
3- A grande Pintura
è É feita em retábulos a têmpera, fixo ou móvel, sobre madeira;
è Morais a fresco.
4- Escolas
è Itália : Florença, Veneza, Milão
è Igrejas mais largas e baixas do que as flamengas, propicias à pintura a fresco com influência bizantina. As condições sociais permitem o aparecimento de personagens como Giotto.
è Novidades : revelação do real, criação do efeito da prespectiva, ilusão da terceira dimensão, elegância, espiritualidade dos rostos.
Pintores : Duccio de Buoninsegna , Giotto e Simone de Martini.
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