quarta-feira, 12 de junho de 2013

25 - O Incêndio de Roma

No tempo do imperaor nero deflegrou em Roma um grande incêndio que teve consequências a vários níveis, pois foram destruidos cerca de 14 bairros (com morte de grande parte da população) e desvastados tesouros, templos e outros edifícios e propriedades importantes.

Nero, quese encontrava em Antium, ofereceu logo os seus jardins á população que sobrevivera e os apoios necessários para alojar e satisfazer a população assustada.

No entato, muitos foram os que diziam, na confusão das chamas ter visto escravos imperiais a atear archotes de estopa e outros que disseram ter visto nero a assistir ao inc~endo no  alto da torre de Mecenas, enquanto declamava odes ao ''belo'' espectáculo.

A indignação da população manisfestou-se contra Nero, que culpou os cristãos do grande incêndio, inciando assim as mais crueis e horríveis perseguissões aos fiéis desta nova religião - centenas deles eram lançados às feras, em circos, ou executados , como os apóstos São Paulo e São Pedro.

O caso é, contudo, que logo a seguir ao incêndio, Nero mandou reconstruir roma, segundo regras bem definidas e regulamentadas, rasgando novos foruns, ruas de traçados ordenados e amplos.

Sem comentários:

Enviar um comentário