domingo, 16 de junho de 2013

45 - Resumos de Resumos , Grécia e Roma (para tentar fixar)

Perguntas de Preparação para o Exame
1-      Quem foi Péricles? Explica a sua acção na cidade de Atenas e o conjunto de factores que fizeram com que o seu século fosse a idade de ouro de Atenas (ou da Grécia.

Péricles foi o mais importante governador da cidade-estado de Atenas, da Grécia da Antiguidade Clássica ou Hélade. Este nasceu no século V a.C, século ao qual deu nome e permitiu que Atenas tivesse o seu auge a sua ‘’idade de ouro’’. De família aristocrática nasceu num ambiente de liberdade, tolerância e tradição democrática.
Governou Atenas sobre o domínio da inteligência, palavra, actuação, justiça, diálogo e liberdade. Um dos seus principais objectivos era aumentar a participação do povo na actuação do governo da cidade e para isso diminuiu o poder aos nobres e ricos e aumentou a importância do povo como papel decisivo nas leis da polis, criando diversos cargos e diversos subsídios, consoante fosse o serviço à cidade.
Graças à intervenção deste importante governador, Atenas reuniu um conjunto de factores que fieram do seu século o culminar de um período de florescimento económico, artístico, social e cultural:
Situação política e económica estável : não só com Péricles, mas também com nomes como Psístrato, Solon e Clístenes e com um sistema de importação e exportação equilibrado : como o solo era pobre e montanhoso, realizavam-se trocas com a Mágna Grécia, Criméria, Grécia Asiática (entre outras regiões do mar Negro) onde se exportava mel, mármore e azeite e se importavam produtos como carne, peixe e metal.
Situação de florescimento cultural e artístico : com o óssio, tempos livres e situação económica estável, foi possível o florescer das artes e o aparecimento de disciplinas como a Filosofia e a Cosmologia, a tanto do aparecimento também dos sofistas;
Situação social confortável : com um grande número de cidadãos, metecos, escravos e mulheres, a população Ateniense teria aumentado devido à vitória na Batalha de Salamina e ao enriquecimento da cidade.

Foram estes conjuntos de factores, aliados à genielidade, honestidade e intelig~encia de Péricles, que fizeram do século V a.C, um dos séculos mais importantes na história da cultura da humanidade.
Embora esta situação fosse de grande prosperidade, não passou de uma situação efémera, pois em 431, a ambição de Esparta e da Liga de Poloponeso (a par das criticas a Péricles e ao seu governo) rebentaram com a Guerra do Poloponeso e iniciaram uma Era de convulsões, incertezas e medos, da qual Péricles foi vítima de um surto de peste.

2-      Explica a crença nos deuses, por parte dos gregos. Indica nomes importantes relativos a obras e explica a sucessão de acontecimentos.

A crença nos deuses, por parte dos gregos, tem as suas origens nas histórias e lendas contadas pela tradição oral ao longo dos tempos, a qual diversos poetas completaram e sistematizaram dando-lhes o nome de mitos.
A par desses mitos e da tentativa da explicação do inxeplicável  várias personalidades como Hesíodo (o primeiro historiador grego) e Homero completaram e definiram as características dos deuses nas suas obras : A Odísseia (do qual faz parte a Íliada, de Homero) e a Teogonia de Hesíodo.
Segundo Hesíodo todos os fenómenos derivaram do Caos da Terra e de Eros, do qual resultou Cronos e sucessivamente a Cronos, Zeus , que se uniu a Hera e originou vários outros deuses oficiais.

3-      Como se caracterizava a religião politeísta dos gregos? Explica as características dos deuses e acontecimentos importantes.
A religião politeísta dos gregos caracterizava-se pela crença na existência de vários deuses, nos quais Zeus era o principal. Os deuses, no seu total, eram mais de 30000 e viviam todos em conjunto, convivendo com espíritos bons e maus e a intervir constantemente na vida humana.
Eram semelhantes aos humanos na forma (antroformismo) e nos desejos, sentimentos, angustias e vícios, embora tivessem qualidades superiores : imortalidade, força e beleza . Também existiam os semi-deuses, que eram filhos de mãe mortal e pai deus, ou vice-versa , ou então alcançavam a imortalidade por terem realizado um acto sobre-humano.
Para que a intervenção dos deuses fosse boa, o gregos realizavam várias festas rituais religiosos, como procissões, libações, sacrificíos, entre outras. Dois dos maiores acontecimentos religiosos eram as Grandes Dionísias e as Paneteneias de Atenas.

4-      Caracteriza o pensamento grego, explicado o aparecimento da Filosofia e de outras áreas do pensamento.

O pensamento grego é o conjunto de uma grande reflexão racional e humanística em torno do homem.
Na tentativa de explicar o inexplicável, a existência do mundo físico e a relação entre o Homem e a Natureza e o Homem e o Cosmos iniciou áreas de pensamento como a Filosofia  e a Cosmologia.
Apareceram também neste tempo os chamados sofistas, que (devido à participação activa dos cidadãos no governo da cidade através da palavra) defendiam que o conhecimento e a verdade eram subjectivos e que o Homem deveria preocupar-se com a persuasão, palavra, argumentação e discussão. Em contraste surge Sócrates, que defende a Filosofia como a procura da verdade, que deveria ser o objectivo do homem como ser racional e intelectual. Também Platão e Aristóteles realizaram um estudo relativo à relação do Homem e o que o rodeia e ao seu pensamento, concluído que o Homem, embora tenha um pensamento humanístico e assente na racionalidade e no pensamento filosófico, terá sempre presente na sua vida, uma vertente mística.


5-      Identifica os acontecimentos das seguintes datas:
a)      480; 29 de Setembro, Batalha da Salamina
b)      461; Início de Péricles no Governo
c)       431; Guerra do Poloponeso
d)      460 – 429. Governo de Péricles

6-      Indica 4 características da arte grega.
A arte grega era uma arte assente na racionalidade, harmonia, ritmo e sobriedade;
As suas dimensões estavam encontradas na natureza;
Conseguiu relacionar o mundo concreto com o espiritual /tal como a vida dos Homens e dos Deuses);
Conseguiu cumprir funções cientificas e técnicas, éticas e estéticas, funcionais e de beleza.

7-      Indica 4 características dos seguintes aspectos e um exemplo:

a)      Arquitectura grega (geral):
Formaram-se as primeiras noções de medida, proporção, ritmo e simetria;
A Arquitectura era sempre apoiada na geometria;
Os detalhes e pormenores eram obrigados a sujeitar-se à harmonia do conjunto total;
A matemática definia o ritmo e a harmonia;
As tipologias eram sobretudo : civis (habitação), públicas (praças) e religiosas (oráculos, templos e santuários);
A planta mais utilizada é o trilíco.

b)      Ordem Dórica;
Colunas de uma só base;
O fuste é grosso, em caneluras de arestas vivas, mais estreito em cima e largo em baixo;
O capitel é constituído por ábaco e coxim ou equilo – muito simples e geométrico;
A fachada é constituída por tríglifos e métopas (decoradas) intercalados;
O telhado era de duas águas, quase sempre em madeira.  

c)       Ordem Jónica;
Colunas com base individual;
Fuste elegante e com caneluras semicilíndricas;
O capitel é formado por ábaco e por coxim em forma de duas volutas enroladas em espiral;
A fachada é constituída por um friso contínuo e decorado;
O frontão triangular contém um tímpano com decoração esculpida.

d)      Ordem Coríntia
Colunas com base individual;
Fuste elegante e delicado;
Capitel exuberantemente decorado com folhas de acanto;
Telhado de duas águas .


8-      Caracteriza a escultura grega segundo os seguintes aspectos:
a)Período Arcaico
(4 para o relevo, 4 para a estatuária + 2 exemplos para cada)

Relevo:
Temáticas eram: narrativas, honoríficas, alegóricas, comemorativas, míticas ou religiosas;
A decoração de tímpanos era feita segundo a disposição do espaço, onde as figuras se dispunham sobre hierarquia de importância: as mais importantes de pé, depois sentadas e assim sucessivamente;
A decoração nas fachadas era feita de uma forma consecutiva, onde era narrado um acontecimento, numa grande multiplicidade de figuras;
Destinavam-se a decorar ambientes arquitectónicos , eram inicialmente feitos em terra cota e depois pintados em cores vivas (como vermelho ou azul).
Exemplo: Tesouro de Sifnos

Estatuária:
Lei da frontalidade e da imobilidade;
Braços estendidos ao longo do corpo;
Desproporção anatómica (cabeça e mãos desapropriados ao corpo);
O movimento era acentuado pelas pregas da roupa;
Os olhos eram geralmente em forma de amêndoa e os lábios com um sorriso enigmático;
Os cabelos eram em forma de tranças, ondas ou cordas;
Rosto muito geometrizado e sistematizado, sem rigor anatómico.
Exemplos: Koré dos olhos de amêndoa e Koré de Chios, Moscórforo.


b)Período Clássico (4 apenas + 3 exemplos);
Estabelecem-se os cânones (por Policleto) – a cabeça passa a ocupar 1\7 do corpo;
Desenvolve-se um grande rigor anatómico e um grande realismo;
Os braços das figuras desprendem-se do corpo, libertando-se e dando a ilusão de movimento;
A expressão das figuras matem-se sempre em serenidade;
Estabeleceu-se um ideal de beleza desportivo, quase divino, através dos atletas gregos.
Exemplo: Dorífuro, Discóbolo; Ménade.

c) Período Helenístico (igual ao anterior)
Caracterízou-se pela perda da expressão facial serena, passando para um grande expressividade e dramatismo;
Os conjuntos escultóricos ou peças de estatuária pertendiam assinalar (glorificar, honorificar) algum acontecimento;
Grande influência do teatro (tragédia e comédia) pelo dramatismo das expressões e pelas suas posições;
Composições dinâmicas , orientadas em linhas sinuosas.
Exemplos: Laocoonte e Os Lutadores

9-      Explica a evolução da cerâmica grega da seguinte forma
a)      Estilo Geométrico
Entre o século IX e VIII a.C ;
Influenciado pela tradição dos vasos creto-micénicos;
Ornamentação a partir de motivos geométricos simples – ponto, linha, circulo;
Combinações e variações criativas: gregas, meandros, losangos;
Preto sob a cor natural dos vasos.

b)      Estilo Arcaico (as duas fases, 4 para cada uma delas)

Fasee orientalizante :
Influ~encia da arte do oriente;
As figuras são representadas pretas, sob fundos claros;
As figuras são definidas apenas pela silhueta, com a introdução do traço vermelho, para definir alguns detalhes;
Presença de animais e figuras híbridas ou mitológicas (grifos, esfinges, entre outros).

Fase arcaico – recente
O rosto era representado de perfil, troco a três quartos e as pernas em perfil;
A representação das figuras mostrava já um maior realismo técnico;
Os temas eram  sobretudo mitológicos, religiosos e da vida quotidiana;
As figuras apresentam ainda desarticulações e desproporções a nível anatómico


c)       Estilo Clássico (4 características):
As figuras são pintadas a vermelho , sob fundo negro;
Introduz-se a ideia de prespectiva e profundidade;
Há a presença de elementos arquitectónicos;
Os pormenores são dados a preto.

1-      4 Características do Império Romano:
·         Vastidão e grandiosidade do império (um dos maiores de sempre);
·         Meticulosa e disciplinada organização das legiões (que conquistavam e  proclamavam a Pax romana por vastos territórios, aumentando o império);
·         Superioridade da sua civilização material;
·         A variedade da sua cultura (com várias influências, devido á vastidão do império, mas essencialmente de matriz helenística);
·         Modernidade do poder jurídico (direito).

2-      Evolução e manifestação da acção de Augusto .

Era dotado de um enorme sentido político (direito);
Chegou ao poder por eleição do Senado, mas a sua autoridade e poder político fizeram com que criasse o poder e regime imperial;
Acrescentou o direito de nomear um sucessor (dinastia).
No plano militar : restabeleceu a irdem e pacificou províncias (paz romana);
No plano político: cria centros de administração local, reforça o poder do imperador e cria-lhe órgãos de apoio, tira poderes ao senado;
No plano social: apazigua a revolta social , fazendo com que todos os cidadãos fossem iguais perante a lei (na teoria);
No plano cultural : criou o mecenato (atraindo artistas e intelectuais);
No plano religioso: ligou-o ao culto do imperador.

3-      Roma – localização e características

·         Situava-se no centro do império Romano, numa posição estratégica em relação ao Mar mediterrâneo;
·         Ponto de partida e chegadas, de circulação e intercâmbio de ideias, pessoas, produtos e novidades;
·         Pela preocupação com as qualidades de vida construíram-se praças, aquedutos, estradas, mercados, criaram-se novos sistemas de construção e edificação e novos edifícios adoptados às necessidades ;
·         Foi construído o primeiro fórum : centro comercial, social e urbanístico;
·         Foi paradigma administrativo e civilizacional: seguiram o exemplo de Roma na administração local, cada cidade tinha um centro próprio de administração;
·         Urbanístico: o modelo utilizado em Roma, foi utilizado em todas as cidades.

4-      O Senado e a lei

Senado;
Funções ordinárias: administração de finanças para gastos no exército e festas, política externa e decisões de guerra e paz;
Funções extraordinárias: preparar leis e comícios, declarar estado de sitio e intervir na administração das províncias.

Lei Romana : Conjunto de Leis ou normativas aplicadas a todo o mundo romano. Residiam na : lucidez, racionalidade, pragmatismo e experiência.

5-      O Latim
Influenciado pelo: gaulês, cartaginês e grego.
Latim do povo – influenciado por outras línguas;
Latim do limes – classes sociais elevadas (puro);
Línguas novalatinas – romances.

6-      César Augusto
·         19 anos na carreira militar;
·         Tímido e modesto sem gosto para ser militar;
·         Alcançou os apoios necessários, afastou inimigos e ganhou grande prestígio no Senado, ficando em primeiro lugar no plano político;
·         Poder militar, religioso, legislativo e judicial;
·         Aumentou o império;
·         Renovou a cidade;
·         Praticou o mecenato;
·         Proclamou a pax romana;
·         Construiu novos edifícios , sistemas, (...).

7-      Arquitectura Romana

Foi influenciada pelas formas ítalo-etruscas e gregas;
Procurou-se com a funcionalidade, técnica e prática da arte de construir;
Procurou soluções para as novas necessidades;
Foi pragmática, racional, funcional, com carácter grandioso, de solidez, poder e força.

Antigos materiais (tradicionais) : mármore, tijolo, madeira, pedra e novos : opus;
Novos métodos construtivos e elementos arquitetónicos : cúpulas, arcadas, arcos, abóbadas.
Desenvolvimento de técnicas de engenharia: cofragens e cimbres, embasamento de suporte , terraplanagem .
Barroquismo da decoração (utilizaram as ordens às quais adicionaram a toscana e compósita).

Tipologia religiosa:
Erguiam-se sempre sobre um pódio;
Influências ítalo-estrucas e grego-helenísticas;
Carácter frontal (fachada assinalada pelo pórtico);
As plantas eram rectangulares e tinham só uma cella , fehcada;
Orientadas no terreno segundo o eixo axial da cella.

Tipologia civil:

-Basílicas:
Abóbadas de arestas;
Cupulas e semicúpulas sobre as absides laterais;
Compartimentos interiores amplos e iluminados;
Eram multifuncionais.

-Anfiteatros
Planta circular ou elíptica,
Sem corbetura;
Erguiam-se sobre si mesmo devido ao sistema de abóbadas radiais e concêntricas;
Por baixo das bancadas existiam outras dependências.

-Termas :
Importante lugar de convívio, higiene, saúde, cultura e laser;
Estrura dinâmica e funcional, plantas rectilíneas, ordenadas e simétricas;
Abóbadas e cúpulas.


Civil :

Domus :
Baixa;
Telhado de cerâmica inclinado para dentro;
1 ou 2 pátios para onde davam os compartimentos interiores;
1 ou 2 portas;
Decoração interior policrome, com decoração a frescos ou em mármore.

Insula :
De 3 a 8 andares;
Um pátio no centro das plantas que ia até ao ultimo andar;
Problemas de canalização, abastecimento, escadas íngremes e apertadas;
Janelas alinhadas na vertical e horizontal .
Eram de madeira.

Comemorativa :
Honoríficas, simbólicas, alegóricas;
Colunas ou arcos do triunfo;
Decoração a alto relevo;
Colocados em vias públicas, estradas , praças ou fóruns;
Podiam ser adossados a outra construção arquitectónica.

Urbanização :
Traçado em rectículas;
As duas vias principais (cardio e decumano) cruzavam-se em 90º;
Orientação sobre os pontos cardiais;






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